Foto Nelson Almeida/AFP

Ai Weiwei no Brasil com sua maior exposição até hoje.

A exposição “Raiz Weiwei” chegou nesse último sábado (20) na Oca, em São Paulo (SP).

A maior exposição do artista Ai Weiwei, e sua primeira no Brasil, traz 70 de suas peças, entre elas algumas obras clássicas e outras inéditas.

Um dos destaques vai para a icônica “Reto”, que chegou aqui em sua versão integral pela primeira vez. A obra, que é a sua primeira como ato de defesa dos direitos civis, consiste em uma séria de vigas de aço composta por 164 toneladas de material recuperado dos escombros de escolas em Sichuan (situada no sudoeste da China), após o terremoto que atingiu a cidade em 2008. O resultado desse desastre foi a morte de milhares de estudantes que ficaram presos nesses prédios que não atendiam os padrões de qualidade.

O artista sofreu as consequências de tal exposição, pelo governo comunista chinês, onde ficou preso durante 81 dias sob a justificativa de “evasão fiscal”. Hoje Ai Weiwei vive fora da China, em uma espécie de “exílio voluntário”, desde 2015 quando recuperou seu passaporte em poder do governo desde 2011.

000-19z50j
Ai Weiwei acompanhando a montagem da instalação Law of the Journey (Prototype 2) / Foto: Nelson Almeida/AFP

Destaque também para a inédita F.O.D.A, feita com 1200 moldes em porcelana de quatro frutos brasileiros, que com suas iniciais, foram o título da obra.

A exposição fica em São Paulo até dia 20 de janeiro de 2019, e estamos ansiosas aqui para conferir tudo de pertinho!

Já visitou a exposição? Conta pra gente o que achou!

Oca – Pavilhão Lucas Nogeuria Garcez – Av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, portão 3, Parque Ibirapuera, região sul, tel. 3105-6118. Ter. a sáb.: 11h às 20h. Dom.: 11h às 19h. Até 20/1. Livre. Abertura sábado (20). Ingr.: R$ 20. Ingr. p/ eventin.com.br.

 

Share

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *