Fibre-Benchmark_2018

Um índice de sustentabilidade para algumas fibras.

A Made-By é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão tornar a sustentabilidade na moda uma prática comum.

Trabalham por meio de consultorias direcionadas e parcerias com mais de cem marcas e varejistas como Acne, H&M, Hugo Boss, Kering Group, LVMH Group, Ted Baker, Tommy Hilfiger e G-Star. Possuem uma equipe global, com escritório em vários lugares e são especialistas em definição de estratégias, gestão da cadeia de suprimentos, rastreabilidade, compras, fibras e materiais sustentáveis, processos químicos, couro, padrões trabalhistas, direitos humanos e gerenciamento de mudanças.

Eles oferecem pacotes diversos para as empresas se aprofundarem no universo da sustentabilidade e também algumas ferramentas gratuitas para facilitar o engajamento relativo ao tema.

Uma delas, que achamos bem legal dividir com vocês,  é a Referência Ambiental para Fibras, um índice que classifica das menos nocivas às mais nocivas, além das não classificáveis.

Fibre-Benchmark_2018

Eles classificaram 28 fibras através de seis parâmetros comuns, que recebem pesos diferentes em termos de impacto. A emissão de gases efeito estufa para a toxicidade humana e a eco-toxicidade são ponderadas em 20% cada, enquanto a energia, a água e o uso da terra têm uma ponderação de 13,33%.

parâmetros

Com base nesses parâmetros, cada fibra foi pontuada e colocada em uma das cinco classificações, além da categoria ´não classificada´. A ideia é avançar com essa classificação conforme mais informações se tornarem disponíveis.

Eles disponibilizam um PDF com a metodologia aplicada para chegar aos resultados acima expostos, vale a leitura!

Alô, transparência!

Share

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *